quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
NFARMED: 30 genéricos em ruptura de stocks desde Outubro
Trinta dos 3.500 genéricos comercializados em Portugal faltaram no mercado desde a última baixa de preços daqueles medicamentos, concretizada em Outubro, comunicou ontem o INFARMED.
As três dezenas de genéricos que entraram em ruptura respeitam a 18 substâncias activas e, à excepção de quatro delas, todas têm, no mínimo, duas alternativas no mercado de genéricos, acrescenta, em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, citada pelo “Diário Digital”.
Exceptuando quatro casos, que só têm uma alternativa cada, os restantes têm entre duas a 32 alternativas no mercado.
O Governo decretou a descida de 30% no preço dos genéricos, justificando que o preço praticado em Portugal representava uma «situação única na Europa», em que a quota de mercado em valor era «claramente superior» à quantidade de medicamentos vendidos.
E, ao contrário do que aconteceu em reduções anteriores, o Ministério da Saúde impossibilitou a vigência de um período transitório, não concedendo um prazo para o escoamento dos medicamentos com preço antigo.
«Isto obrigou a muitas devoluções e fez com que a cadeia ficasse com lacunas de medicamentos», explicou João Mendonça, da direcção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Life Science Pharmaceuticals assina acordo de licenciamento com Laboratórios Abbott
Sob os termos do acordo, os Laboratórios Abbott adquirem os direitos exclusivos do anticorpo que visa o bloqueio do receptor do factor de crescimento epidérmico (EGFr, na sigla em inglês), indicou o “Pharmaceutical Business Review Online”.«Estamos orgulhosos por ter estabelecido estar parceria de desenvolvimento com os Laboratórios Abbott. Estamos bastante impressionados com as aptidões tecnológicas da companhia e com o seu compromisso em desenvolver anticorpos», afirmou o CEO da Life Science Pharmaceuticals, James Fiore.Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Mylan substitui Merck Genéricos no mercado português
No ano passado, a Mylan adquiriu, a nível mundial, a unidade de genéricos da Merck, que opera no mercado nacional desde 1997, por 4,9 mil milhões de euros, noticia o jornal “Oje”.No primeiro semestre, a Merck registava uma quota de mercado de 10,43% em Portugal, tendo alcançado, no final de 2007, um volume de negócios de 47 milhões de euros.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Campanha Nacional Comum Europeia de Informação sobre Tatuagens de henna negra
Contrafacção de medicamentos: Medidas de segurança são «muito apertadas» em Portugal
Em entrevista ao jornal “Público”, o antigo especialista da Scotland Yard explicou que apesar de não existirem dados concretos para o volume de medicamentos ilegais que invadem o país, as medidas de segurança em Portugal, nomeadamente ao nível das regras de embalagens, são «muito apertadas». Ainda assim, Shore alerta para o facto de Portugal não estar imune a falsos medicamentos e deixa o aviso: «Portugal ainda não encara [os medicamentos contrafeitos] como um grande problema».Neste contexto, o tráfego de armas ou droga continua a merecer maior atenção, como acontece em muitos países, apesar de os medicamentos contrafeitos constituírem um problema maior. Quando alguém toma uma droga, referiu, sabe quais serão os efeitos e tem a noção de que pode haver consequências negativas.Por seu turno, no que concerne aos medicamentos, os doentes pensam estar a adquirir produtos legítimos, de que frequentemente precisam para sobreviver — quando, na verdade, estão a comprar um produto com as doses erradas de substância activa ou que, simplesmente, não produz qualquer efeito.Mas, como em qualquer actividade de contrabando, não existem números exactos. Mas, segundo assegura Shore, existem «milhares de pessoas a morrer» na Europa devido ao consumo de medicamentos contrafeitos. E o problema é que quando alguém doente morre, raramente o médico pensa que a causa pode ser um medicamento falsificado.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
FARMACÊUTICAS NACIONAIS APOSTAM NA INTERNACIONALIZAÇÃO
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Saúde: Gastos em I&D ultrapassaram os 160 mil milhões de dólares
Apesar deste elevado nível de investimento, os esforços de investigação não têm vindo a atenuar os significativos problemas ao nível da Saúde que afectam os países em vias de desenvolvimento, noticia o “Pharmiweb”.O relatório – a única publicação que contabiliza a despesa total dispendida em I&D na área da Saúde, revelou que os países do G7 foram responsáveis por 88% do total de investigação pública em saúde empreendida por países desenvolvidos, em 2005. Além disso, 97% dos gastos em saúde continuam a ser conduzidos por países desenvolvidos e os restantes 3% por países em vias de desenvolvimento.A maior parte dos capitais gastos por países desenvolvidos foram investidos em novos produtos, processos e serviços solicitados para os seus próprios sistemas de saúde.É, também de salientar que, a Suécia e a Finlândia excederam os objectivos definidos pela União Europeia no que respeita ao nível de gastos em investigação, 3% do PIB. No extremo oposto, Portugal e a Grécia continuam por atingir o 1% estabelecido para os países da União Africana.«Milhões de pessoas continuam a sofrer e a morrer todos os anos devido a doenças que afectam desproporcionalmente as populações mais carenciadas. Por exemplo, em todo o mundo, cerca de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos e 97% da mortalidade infantil ocorre nos países em vias de desenvolvimento», alertou o director executivo do Global Forum, Stephen Matlin.Nos próximos 25 anos, a situação nos países em vias de desenvolvimento irá tornar-se ainda mais complexa, à medida que os problemas de saúde associados aos países desenvolvidos afectam cada vez mais pessoas.Em suma, o relatório sugere que o actual estado da saúde adulta a nível mundial se caracteriza por três tendências principais: a desaceleração e o aumento da desigualdade na saúde, o aumento da complexidade da doença e a globalização dos riscos de saúde na população adulta.«Condições crónicas como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e diabetes são, actualmente, responsáveis por 60% das mortes a nível mundial, sendo que 80% destas mortes ocorre nos países em vias de desenvolvimento», alertou o chefe do Foundation Council of the Global Forum for Health Research, Gill Samuels
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Quatro medicamentos genéricos mantêm ruptura de stock
Num universo de 3.260 genéricos, apenas em seis casos verificou-se a existência de problemas no seguimento da redução em 30% dos preços destes fármacos, segundo dados do INFARMED – Autoridade do Medicamento e Produtos de Saúde.«Todos esses medicamentos têm alternativas no mercado», voltou a destacar fonte do INFARMED, avançando que, no caso de dois desses medicamentos, o stock já foi reposto.Quanto aos restantes quatro, três serão repostos ainda este ano (Omeprazol Teva, Lisinopril Actavis, Gabapentina Teva) e apenas um não tem data prevista para voltar a estar disponível (Amlodipina Freccia). Não obstante, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) admite desconhecer o número de genéricos que ainda não viram a sua situação regularizada, mas alerta que «continua a haver muitos doentes que não têm o seu medicamento habitual», citou o “Diário Digital”.Esta situação foi provocada pela ausência de um período transitório que, por conseguinte, impossibilitou um prazo para o escoamento dos medicamentos com preço antigo. «Isto obrigou a muitas devoluções e fez com que a cadeia ficasse com lacunas de medicamentos», comentou João Mendonça, da direcção nacional da OF.O farmacêutico reconhece que o INFARMED tem razão ao valorizar o facto de haver medicamentos alternativos que podem substituir os que estão em falta, mas acrescenta que nem sempre é uma opção fácil para o doente. «Sabemos que o doente não está habituado a mudar aquela embalagem e nem sempre há um contacto com o médico para que isso se possa fazer de forma rápida», lembrou o responsável.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Pharma Futsal Cup
O jogador Pedro Alberto, do Grupo Azevedos/Sofarimex, destaca-se como melhor marcador desta jornada, com seis golos marcados, apesar de a equipa posicionar-se na oitava posição, ainda sem pontos.No que concerne à 2ª divisão, a Novartis segurou o primeiro lugar, juntamente com a Pfizer, registando, ambas as equipas, seis pontos. Rui Cristóvão, da Novartis, é o melhor marcador da divisão, com oito golos marcados.
(atenção que estes comentários estão com uma semena de atraso)
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
UE: APIFARMA apoia directiva para simplificação dos processos de alteração das AIM
Para a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), «a simplificação administrativa dos procedimentos existentes neste sector irá incentivar a Indústria Farmacêutica a reforçar a investigação e a introduzir melhorias contínuas para os medicamentos, o que se traduzirá em benefícios para os doentes», lê-se na nota emitida.A directiva visa rever e desburocratizar o quadro regulamentar através do qual as empresas podem introduzir alterações aos termos de autorização de introdução no mercado de medicamentos.Com efeito, e segundo a associação, o novo quadro regulamentar irá aumentar a competitividade na Europa, autorizando mecanismos mais adequados às alterações ao processo de fabrico, ao controlo de qualidade, à apresentação do medicamento e à forma como é embalado.Além disso, permitirá, ainda, aperfeiçoar a gestão e a apresentação de novos dados relativos a medicamentos autorizado, nomeadamente, actualizações da rotulagem, do folheto informativo, do resumo das características do medicamento.«Para a APIFARMA, após a aprovação final da directiva a futura aplicação desta legislação em Portugal permitirá uma melhor regulamentação, reduzindo a carga administrativa e a burocratização associada à área do medicamento, com claros benefícios para a saúde pública», acrescentou.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Campeonato Farma Cup
Contudo, ainda é cedo para fazer prognósticos. As equipas da Rathiopharm, Hikma Farmacêutica, Farmácia QG, InPharma e Ferrazlynce registam, simultaneamente, três pontos.No que respeita à segunda divisão, a Novartis ocupa o primeiro lugar, juntamente com a Pfizer e a BMS. Contudo, faltam ainda decorrer dois jogos, nomeadamente, GlaxoSmithKline/Mepha e Intervet Schering Plough Animal Helath/Bial.
Segundo a Linksport
Equipa da Semana:
Jorge Vieira (InPharma)
Pedro Almeida (Grupo Azevedos/Sofarimex)
Marco Roque (FerrazLynce)
Pedro Dias (Hikma)
Mauro Andrade (RatioPharm)
Resultados da 1ª jornada / 1ª Divisão
Hikma Farmacêutica 6x2 Delta/Neo
Rathiopharm 6x1 Angelini Farmacêutica
Grupo Azevedos/Sofarimex 3x6 Farmacia QG
InPharma 5x4 Tecnifar-Farmalux
FerrazLynce 5x0 Reckittbenckiser
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
FDA anuncia publicação online de três mil ensaios clínicos
Estima-se, simultaneamente, segundo a “PM Farma”, que 12 mil ensaios sejam publicados de forma voluntária, ainda que, entre eles, se incluam ensaios que não se encontram relacionados com medicamentos, como por exemplo, de dispositivos médicos.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
UE vai apresentar directiva que autoriza publicidade a medicamentos
Caso a nova directiva seja aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho de Ministros, as companhias farmacêuticas vão poder divulgar, através da Internet ou de brochuras, as indicações dos medicamentos, dos efeitos secundários associados e dos preços de cada um.«Acreditamos que um melhor acesso à informação vai levar a comportamentos mais saudáveis», considerou o presidente da Associação Europeia da Indústria Farmacêutica e presidente da Bayer, Arthur Higgins, que recusa a ideia de se tratar de publicidade a medicamentos.A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) partilha uma visão semelhante, salientando que «muitos cidadãos europeus estão em desvantagem no acesso à informação sobre saúde».
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Apifarma lança campanha de publicidade contra a unidose
Portugal é país europeu que menos autoriza novos medicamentos
Em Portugal, foram introduzidos cerca de 70 novos medicamentos inovadores em apenas dez anos, menos 50% em relação a outros 12 países europeus, avançou o “Diário de Notícias” citando dados dum relatório da consultora IMS Health.
Portugal figura na última posição entre os 13 países europeus analisados, que lançaram, na sua maioria, mais de 150 novos medicamentos entre 1997 e 2007.
A pequena dimensão do mercado nacional ou facto de estes produtos se destinarem a populações mais reduzidas são os principais factores para esta situação apontados por fontes da Indústria Farmacêutica (IF). As restrições das regras e as dificuldades em obter comparticipações também são referidos como entraves.
O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), João Almeida Lopes lembrou que o facto de Portugal fazer uma análise de custos apertada e adoptar uma política mais economicista implica alguns entraves a novos medicamentos.
sábado, 4 de outubro de 2008
Medicamentos. Só na embalagem original”
Medicamentos. Só na embalagem original” é o lema da campanha de sensibilização da APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) que arranca hoje e visa preservar a integridade das embalagens originais dos medicamentos.
«Com o lançamento desta campanha a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica pretende sensibilizar a população para a necessidade de ser garantida a inviolabilidade das embalagens dos medicamentos fabricados pela Indústria Farmacêutica, alertando para os riscos da contrafacção que pode resultar de manipulação indevida», lê-se no comunicado emitido.
A APIFARMA salienta a necessidade de manter os medicamentos na sua embalagem original, desde que são produzidos num fabricante autorizado, distribuídos até à sua dispensa, na farmácia, ao doente.
A campanha destina-se tanto aos profissionais de saúde como aos cidadãos – “Valores Seguros para Si” e “Valores Seguros para o Doente” – e apela para a «importância da aquisição de medicamentos em farmácias e outros estabelecimentos autorizados e na sua embalagem original».
A campanha da APIFARMA visa «promover a segurança na utilização do medicamento pela população, alertando também para uma problemática que põe em causa a Saúde Pública».
sábado, 27 de setembro de 2008
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
sábado, 26 de julho de 2008
Arregaçar as mangas
segunda-feira, 21 de julho de 2008
segunda-feira, 14 de julho de 2008
14 de Julho
O meu filho Lucas faz hoje 9 aninhos, obrigado filho por todas as alegrias que me dás todos os dias, obrigado pelas palavras amigas, pelo simples sorriso, pelo filho que tens sido.
Faz hoje, dia 14 de Julho 9 anos estava um calor do caraças por volta das 9:30 nascia o meu filho foi o dia mais feliz da minha vida, afinal foi quando fui pai pela primeira vez (naquele dia sofri á brava, parece que me doía o corpo todo quando ele nasceu, afinal também fiz força) mas valeu a pena todos os dias são uma alegria com aquela carinha linda.
domingo, 13 de julho de 2008
terça-feira, 8 de julho de 2008
Novo Blog
O meu filho mais velho já tem um Blog, ainda só faz 9 anos na segunda-feira e já tem um Blog.
Para quem gosta de Wrestling aqui fica .
É um espectáculo vê-lo a escrever os post.
Aquelas mãozinhas a teclar com a rapidez possível (para a idade dele é supersónica).
“Pai como consigo por uma imagem”, ensinei uma vez e voilà.
sábado, 28 de junho de 2008
sexta-feira, 27 de junho de 2008
5 estrelas
É o primeiro single do disco de estreia deste novo projecto de alguns ex-membros dos grandes Ornatos Violeta e dos Blunder.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Que seca
Que seca
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Infelizmente não acertaram, as pessoas que gentilmente deram o seu voto.
Mas uma coisa é de salientar, nos primeiros dias de votação o“pior” destacava-se, mas com o decorrer da concentração da selecção em Viseu as coisas foram aquecendo e acabou por vencer o “melhor”.
sábado, 14 de junho de 2008
terça-feira, 10 de junho de 2008
Dia espectacular
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Falta Pouco
sexta-feira, 30 de maio de 2008
terça-feira, 27 de maio de 2008
Preço dos combustiveis
domingo, 25 de maio de 2008
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Filme muito bom
São paisagens fantásticas em contraste com as piores cenas de pobreza e miséria.O filme é sobre o que passou/passa na Serra Leoa, com o tráfego de diamantes para a compra de armas, o sofrimento de milhares de pessoas
sexta-feira, 16 de maio de 2008
quinta-feira, 15 de maio de 2008
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Tanto tempo
Não tenho tido muito tempo...., nem vontade de escrever, por vezes estas coisas acontecem.