domingo, 29 de outubro de 2006

Parabéns



Só quero mesmo desejar, muitos parabéns Hélio.
Este fim-de-semana foi de matança de porco, e muito trabalhinho aqui no jardim para aproveitar as tréguas do mau tempo.
Quero pedir desculpa por não ter podido ir as festas de aniversário do Hélio e da Leonor mas o dever chamou-me.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Curso de Socorrismo


Tenho tido umas semanas um pouco atípicas pois como já frisei em postes anteriores a empresa onde trabalho está empenhada na certificação a nível de segurança e ambiente, como tal tem sido formação atrás de formação, já é normal neste ramo termos muitas horas de formação mas agora tem sido…….
Esta semana estou a tirar um curso de socorrismo, com uma grande carga horária, ministrado pela Cruz Vermelha Portuguesa, apesar de já ter diversos cursos de socorrismo este está a ser espectacular, o pior mesmo é quando vou para o local de trabalho estamos no final do mês e as ordens estão a acumular.

domingo, 22 de outubro de 2006

Supositórios


Os supositórios são preparações de consistência sólida, para dose única em que a sua forma, volume e consistência são adaptados à administração por via rectal, contêm uma ou mais substâncias activas, que são finamente trituradas e dissolvidas ou dispersas num excipiente simples ou composto, que conforme os casos é solúvel em água ou funde à temperatura corporal. Podem ser usados como excipientes: diluentes, absorventes, tensioactivos, lubrificantes, conservantes, anti microbianos e corantes autorizados pela autoridade nacional.
Porquê administrar supositórios?
Porque não têm efeitos adversos gastrointestinais, por vezes o princípio activo é nauseoso ou pouco estável em PH ácido (do estômago) quando a via oral é difícil (exemplo: por lesão) e quando é necessária uma absorção rápida do fármaco.

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Emulsões

Emulsões
São sistemas dispersos constituídos por duas fases líquidas imiscíveis (oleosa e aquosa), onde a fase dispersa ou interna é finamente dividida e distribuída em outra fase contínua ou externa. Temos emulsões do tipo óleo em água (O/A: fase externa aquosa) e água em óleo (A/O: fase externa oleosa).
A estabilidade da emulsão é garantida com o uso de agentes emulsionantes, geralmente substâncias tensioactivas. As emulsões podem ser pastosas ou líquidas, como as loções, destinadas ao uso externo ou interno, devendo ser sempre agitadas antes do uso.
Devem, ainda, ser adicionados adjuvantes com finalidade anti-oxidante para a fase oleosa, como BHT e BHA (butil-hidrixianisol (BHA), butiol-hidroxitolueno (BHT)). No caso da inclusão de fármacos susceptíveis à oxidação, deve ser verificado o seu coeficiente de partição, tendo em vista a protecção do fármaco na fase em que será incluído. Caso se distribua em ambas as fases (oleosa e aquosa), deverão ser adicionados estabilizantes solúveis em água e em óleo. Como se trata de sistema disperso, à semelhança das suspensões, o aumento da viscosidade nas preparações líquidas pode melhorar a estabilidade física das emulsões (evitar ou diminuir a separação de fases). Nas emulsões líquidas de uso oral deverão ser acrescentados adjuvantes com finalidade correctiva para aroma, sabor e cor, se necessário.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Separação de residuos


Hoje vou deixar um pouco a parte técnica. Tenho estado a receber formação em qualidade ambiente e segurança (QAS) é que a firma onde trabalho está neste momento empenhada na certificação a nível ambiental e segurança no trabalho. Acho de grande importância a sensibilização para as questões ambientais. A separação de resíduos é tão importante a nível industrial com a nível doméstico, pois como foi dito na formação "a terra não é nossa foi-nos emprestada". A separação dos resíduos sólidos, com o aproveitamento do lixo orgânico e do material reciclável (papel, papelão, vidro, plástico, alumínio…) ganha cada vez mais destaque como alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, assim sendo devemos promover uma mudança nos hábitos da população, ampliando a consciencialização ecológica e reduzindo o desperdício.

domingo, 15 de outubro de 2006

Suspensão


A Suspensão é um tipo de mistura em que partículas sólidas se apresentam não dissolvidas, total ou parcialmente, em presença de meio líquido ou gás. Efeitos da fase sólida (dispersa) sobre o meio líquido (de dispersão) e vice-versa caracterizarão a solução como um todo.
Nesta forma farmacêutica a substancia activa não é solúvel no veiculo, normalmente é um liquido a que se chama suspensor, em repouso a substancia activa normalmente deposita, tendo que se agitar para a voltar a suspender.

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Xaropes


Pois é, ontem não tive muito tempo para postar aqui no meu cantinho mas hoje cá estou de novo com mais uma defenição, desta vez falo de xaropes que não deixam de ser soluções.
São formas farmacêuticas aquosas, contendo cerca de dois terços de seu peso em sacarose ou outros açúcares. Os xaropes apresentam duas vantagens: correcção de sabor desagradável do fármaco e conservação do mesmo na forma farmacêutica de administração. Os xaropes podem ser medicinais e/ou edulcorantes.

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Porquê do uso desta forma farmacêutica

Ainda sobre as soluções, como em tudo existem vantagens e desvantagens para o uso desta forma farmacêutica.

As vantagens; são sistemas homogéneos, têm um maior grau de dispersão logo uma maior rapidez de absorção do fármaco, são de fácil administração têm uma grande versatilidade.

As desvantagens: são muito instáveis e existem bastantes casos de formulações difíceis.

Espero não estar a ser demasiado técnico mas como o próprio nome da profissão diz……………

domingo, 8 de outubro de 2006

Soluções

Vou tentar dar algumas explicações de algumas formas farmacêuticas nos meus próximos posts, começando por isso hoje com as Soluções.

Soluções são misturas de duas ou mais substâncias e do ponto de vista físico e químico, homogéneas. As soluções farmacêuticas são sempre líquidas e obtidas a partir da dissolução de um sólido ou líquido em outro líquido. Quando a dissolução é total, originando um sistema homogéneo com partículas de diâmetro menor ou igual a 0,001, temos uma solução verdadeira. Quando a dissolução é parcial e a porção insolúvel pode ser desprezada, sem prejuízo para a preparação, diz-se que a solução originada é extractiva.
Há diversos factores que influem na dissolução:

-pH: dependendo do carácter ácido ou básico do soluto, há maior ou menor dissolução do mesmo em função do pH do solvente.

-Agitação: em geral, quanto maior a agitação, melhor a dissolução.

-Tamanho do soluto: quanto menor a partícula de soluto a ser dissolvido, melhor sua dissolução.

-Temperatura: em geral, o aumento da temperatura facilita a dissolução.

-Constante dieléctrica do solvente: para solutos polares, quanto maior a constante dieléctrica do solvente, melhor a dissolução.

-Uso de co-solventes e substâncias hidrotrópicas: facilitam a dissolução. Exemplos: álcool como co-solvente do metilparabeno em água; iodeto de sódio e iodeto de potássio facilitam a dissolução do iodo em água.

sábado, 7 de outubro de 2006

As formas farmacêuticas


As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi-sólidas e gasosas. Essas formas podem ser administradas por via oral, parentérica, rectal, vaginal, oftálmica, aérea, auricular e percutânea. As formas sólidas podem ser divididas em pós, granulados, comprimidos, drageias, cápsulas, As formas líquidas são divididas em soluções, xaropes, elixires, suspensões, emulsões, injectáveis, tinturas e extractos. As formas gasosas são os aerossóis. Já as formas semi-sólidas dividem-se em géis, loções, unguentos, linimentos, ceratos, supositórios, óvulos, pastas, cremes e pomadas

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Nem penses brincar com a tua saúde



Mas, nem tudo é um "mar de rosas", existem uma série de atitudes que são tomadas de "cabeça fria" em que em vez de ajudarem só desajudam. Nem penses em brincar com a tua saúde, nunca te esqueças que ela é o teu bem mais precioso!
Nunca te tentes automedicar. O medicamento que foi excelente para o teu amigo pode não ser para ti e, pior ainda, pode prejudicar-te ou mascarar os sintomas de uma doença. O melhor é procurares sempre ajuda profissional.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

O que é afinal um medicamento?

Pois é afinal o que é um medicamento?
Um medicamento é toda preparação farmacêutica que contém um ou mais fármacos e se destina ao tratamento, prevenção ou diagnóstico de doenças e sintomas, ou à correcção das funções orgânicas, quer no homem, quer em outros seres vivos. As matérias-primas empregadas na execução das fórmulas podem ser de origem animal, vegetal, mineral ou sintética. As três últimas geralmente sofrem processos farmacotécnicos que aumentam a eficiência terapêutica dos princípios activos, melhoram o sabor, o aspecto, ou ajudam a sua conservação.

para começar


Pois é, este é o meu primeiro blog nem sei se vou conseguir mantê-lo, mas gostava que este fosse um ponto de encontro para pessoas que tem em comum a mesma profissão, que eu adoro e vão ver é tão importante.
Sempre que me fazem a pergunta qual a sua profissão e respondo PREPARADOR TECNICO na industria farmaceutica logo vem a contra pergunta o que é isso?
Pois é, para ser o mais breve possivel são as pessoas que fazem os medicamentos como o proprio nome indica preparam os medicamentos ou seja misturam as várias matérias-primas (componentes dos medicamentos com uns nomes muito esquisitos para a maioria dos mortais), nas quantidades exactas, nos tempos certos de modo a que no fim saia o medicamento na forma que todos conhecem.