Vou tentar dar algumas explicações de algumas formas farmacêuticas nos meus próximos posts, começando por isso hoje com as Soluções.
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias e do ponto de vista físico e químico, homogéneas. As soluções farmacêuticas são sempre líquidas e obtidas a partir da dissolução de um sólido ou líquido em outro líquido. Quando a dissolução é total, originando um sistema homogéneo com partículas de diâmetro menor ou igual a 0,001, temos uma solução verdadeira. Quando a dissolução é parcial e a porção insolúvel pode ser desprezada, sem prejuízo para a preparação, diz-se que a solução originada é extractiva.
Há diversos factores que influem na dissolução:
-pH: dependendo do carácter ácido ou básico do soluto, há maior ou menor dissolução do mesmo em função do pH do solvente.
-Agitação: em geral, quanto maior a agitação, melhor a dissolução.
-Tamanho do soluto: quanto menor a partícula de soluto a ser dissolvido, melhor sua dissolução.
-Temperatura: em geral, o aumento da temperatura facilita a dissolução.
-Constante dieléctrica do solvente: para solutos polares, quanto maior a constante dieléctrica do solvente, melhor a dissolução.
-Uso de co-solventes e substâncias hidrotrópicas: facilitam a dissolução. Exemplos: álcool como co-solvente do metilparabeno em água; iodeto de sódio e iodeto de potássio facilitam a dissolução do iodo em água.
Sem comentários:
Enviar um comentário