domingo, 8 de outubro de 2006

Soluções

Vou tentar dar algumas explicações de algumas formas farmacêuticas nos meus próximos posts, começando por isso hoje com as Soluções.

Soluções são misturas de duas ou mais substâncias e do ponto de vista físico e químico, homogéneas. As soluções farmacêuticas são sempre líquidas e obtidas a partir da dissolução de um sólido ou líquido em outro líquido. Quando a dissolução é total, originando um sistema homogéneo com partículas de diâmetro menor ou igual a 0,001, temos uma solução verdadeira. Quando a dissolução é parcial e a porção insolúvel pode ser desprezada, sem prejuízo para a preparação, diz-se que a solução originada é extractiva.
Há diversos factores que influem na dissolução:

-pH: dependendo do carácter ácido ou básico do soluto, há maior ou menor dissolução do mesmo em função do pH do solvente.

-Agitação: em geral, quanto maior a agitação, melhor a dissolução.

-Tamanho do soluto: quanto menor a partícula de soluto a ser dissolvido, melhor sua dissolução.

-Temperatura: em geral, o aumento da temperatura facilita a dissolução.

-Constante dieléctrica do solvente: para solutos polares, quanto maior a constante dieléctrica do solvente, melhor a dissolução.

-Uso de co-solventes e substâncias hidrotrópicas: facilitam a dissolução. Exemplos: álcool como co-solvente do metilparabeno em água; iodeto de sódio e iodeto de potássio facilitam a dissolução do iodo em água.

Sem comentários: