quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Emulsões

Emulsões
São sistemas dispersos constituídos por duas fases líquidas imiscíveis (oleosa e aquosa), onde a fase dispersa ou interna é finamente dividida e distribuída em outra fase contínua ou externa. Temos emulsões do tipo óleo em água (O/A: fase externa aquosa) e água em óleo (A/O: fase externa oleosa).
A estabilidade da emulsão é garantida com o uso de agentes emulsionantes, geralmente substâncias tensioactivas. As emulsões podem ser pastosas ou líquidas, como as loções, destinadas ao uso externo ou interno, devendo ser sempre agitadas antes do uso.
Devem, ainda, ser adicionados adjuvantes com finalidade anti-oxidante para a fase oleosa, como BHT e BHA (butil-hidrixianisol (BHA), butiol-hidroxitolueno (BHT)). No caso da inclusão de fármacos susceptíveis à oxidação, deve ser verificado o seu coeficiente de partição, tendo em vista a protecção do fármaco na fase em que será incluído. Caso se distribua em ambas as fases (oleosa e aquosa), deverão ser adicionados estabilizantes solúveis em água e em óleo. Como se trata de sistema disperso, à semelhança das suspensões, o aumento da viscosidade nas preparações líquidas pode melhorar a estabilidade física das emulsões (evitar ou diminuir a separação de fases). Nas emulsões líquidas de uso oral deverão ser acrescentados adjuvantes com finalidade correctiva para aroma, sabor e cor, se necessário.

Sem comentários: