sexta-feira, 26 de março de 2010

MAFRA ENTRE OS MUNICÍPIOS COM MELHOR ÁGUA PARA BEBER



Quando abrimos a torneira, queremos estar seguros de que obtemos água fiável e de elevada qualidade. Este é o objectivo fundamental dos sistemas de abastecimento de água: proporcionar aos consumidores água de qualidade, que não apresenta riscos para a saúde e que tenha um sabor e aspecto agradáveis.

Portugal apresenta índices elevados de qualidade da água para consumo humano no abastecimento público. Das 600 000 análises realizadas pelas entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água, mais de 97% cumprem os requisitos definidos na legislação, garantindo a qualidade da água que chega à sua torneira.
O abastecimento público de água é realizado por cerca de 400 entidades, entre câmaras municipais, serviços municipalizados, juntas de freguesia, empresas municipais e intermunicipais e empresas privadas que exploram as concessões municipais, multimunicipais e intermunicipais.
Entre as entidades gestoras destaca-se o Grupo Águas de Portugal (AdP) por abastecer mais de 73% da população portuguesa (7,82 milhões de habitantes). Em parceria com os Municípios, as empresas de gestão de água para consumo do Grupo AdP são responsáveis pela captação, o tratamento e a distribuição de água com os mais elevados níveis de exigência, reconhecido pelas principais entidades reguladoras do sector como motor para a melhoria da qualidade da água para consumo humano.
Desde 1993 que a qualidade tem evoluído de forma positiva, com a percentagem de água controlada e de boa qualidade a passar dos 50% para mais de 97% nos últimos 15 anos. Esta tendência de melhoria é suportada nos factos verificados em 2008:

  • Todas as entidades gestoras dispõem de programas de controlo da qualidade da água;
  • Em média, mais de 99% das análises exigidas por lei são realizadas;
  • Em média, 97,62% dos valores paramétricos são cumpridos

Da leitura dos dados oficiais, verifica-se que quase toda a população portuguesa abastecida pelos serviços públicos dispõe de água de boa qualidade e que esta não constitui uma ameaça para a saúde humana. Mesmo nas situações de incumprimento (2,4%) há um acompanhamento constante da situação não só pela entidade gestora responsável, mas também pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Resíduos) e pelas autoridades de saúde, não existindo evidências de que estes incumprimentos se tenham traduzido num aumento de casos associados a doenças transmitidas pela ingestão de água.

A melhor água para beber

Independentemente da entidade responsável pelo abastecimento na sua localidade de residência, esta deve assegurar o controlo da qualidade da água que chega à torneira dos munícipes.
Comparando os dados das entidades gestoras que abastecem os 53 concelhos com mais de 50 000 habitantes, em 2008 verifica-se que a média global de cumprimento dos valores paramétricos da qualidade da água é de 99,34%, marcadamente superior à média nacional referida. Os cinco municípios que se destacam pela maior percentagem de cumprimento dos parâmetros de qualidade são:

  • Cascais
  • Lisboa
  • Mafra
  • Torres Vedras
  • Seixal

Sem comentários: